terça-feira, 29 de dezembro de 2009

MEMORIAL DA PROFESSORA FORMADORA - VANÚZIA FONSECA

1- QUANDO TUDO COMEÇOU
A ideia desse memorial é me apresentar àqueles que não me conhecem, bem como todas as informações que sejam pertinentes a minha trajetória profissional.
Ingressei na vida escolar aos 5 anos de idade, na Escola Estadual Profº Alfredo Simonneti, onde cursava a primeira série primária, na minha cidade Upanema/RN no ano de 1975. Nessa época o ensino era voltado ao método cartilhado tradicional, recebia ajuda da minha mãe que era professora primária nesse período e foi também minha professora do primeiro ano. Lembro-me quando a gente saía de casa caminhando à escola pela manhã muito cedo e naquele ritmo e coragem, minha mãe tinha aquele cuidado com minhas atividades escolares diárias. Recordo-me também quando ia à biblioteca ler os livros literários,poesias e estórias infantis com eloquência ora rindo,gargalhando enfim entoando de acordo com o texto,meus olhos brilhavam e a vontade de ler era cada vez maior. Ficava fascinada com o mundo da leitura e ia descobrindo a cada dia que podeira ler mais e melhor.
2- O GESTAR II
Dedicação nunca faltou,hoje estou tentando vencer mais um desafio GESTAR II . Percebo a necessidade da educação continuada para os profissionais da Educação,essa troca de experiências nos permitem aperfeiçoar,reforçar e buscar novos conhecimentos, pois nossa visão de mundo se transforma a cada passo e nos impulsiona cada vez mais a nos tornarmos pensantes e pesquisadores.
3- O EDUCANDO E O EDUCADOR
Busco sempre novos horizontes e nortes que possam colaborar para que meus momentos na educação sejam eternizados,pois é o que amo fazer, às vezes o salário injusto nos desanima e penso o que faria se ganhasse na mega-sena e minha resposta é sempre a mesma,investiria na escola em que trabalho para propiciar aos nossos educando melhoria,levando-me a concluir que sou uma eterna apaixonada pelo que faço. Fazendo com amor e até altas horas se for necessário.
Me embaso nos teóricos para me expressar sobre o que penso da educação e do educador nesta nova perspectiva segundo:
Rubem Alves.
4- O PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM
Dar-me-ia mediante a reconstrução das experiências e através dessa reconstrução caminhar-se-ia para a transformação social.
Atualmente com quarenta e um anos de idade, sendo onze na educação, minha experiência profissional não é considerada tanto, e que não tenha que aprender sempre,pois formar cidadãos críticos e conscientesno exercício da cidadania me faz querer ser sempre melhor e dar o melhor de si.

Nenhum comentário:

Postar um comentário